sob ameaça

Deputados articulam na Câmara para salvar obras da Travessia Urbana


Foto: Deni Zolin (Diário)
Projeto do governo federal retira R$ 7,5 milhões do total da verba para a Travessia Urbana, que está 60% concluída

Depois de barrar, na terça-feira, projeto de lei que retira dinheiro de obras em rodovias, a bancada do PT na Câmara dos Deputados pretende obstruir as votações até que a proposta seja modificada para não prejudicar projetos em andamento. Uma das obras ameaçadas é a Travessia Urbana, que prevê a duplicação de 14,5 km, entre as BRs 158 e 287.

Pelo projeto do governo federal, incluído às pressas para votação, a Travessia Urbana perde R$ 7,5 milhões dos R$ 48 milhões previstos no orçamento da União deste ano. Do montante previsto, R$ 28 milhões já foram empenhados, faltando, ainda, a liberação de R$ 20 milhões.

Os prós e os contras da construção de prédios mais altos em Santa Maria

Se o projeto for aprovado, a Travessia terá só mais R$ 12,5 milhões para 2018, o que atrasará mais a obra que deveria ter sido entregue no final de 2017. 

- Como líder da bancada do PT, que é a maior da Câmara, eu consigo obstruir as votações. Tenho aliados em outros partidos, e tranco toda a pauta até que o governo garanta que a Travessia Urbana não perderá recursos - diz Pimenta, autor de emenda de R$ 10 milhões para a obra.

O projeto remaneja R$ 995,2 milhões do orçamento para compra de veículos para transporte escolar, manutenção de postos de saúde, assentamentos rurais, irrigação e obras em rios.

Pimenta afirma que vai negociar com deputados de outros Estados para que obras importantes não percam recursos e, assim, garantir apoio, à Travessia.

DINHEIRO REMANEJADO

O projeto do governo
Veja como projeto do governo federal pode afetar duplicação de BRs 

  • Projeto de lei governo federal retira R$ 995,2 milhões previstos para obras em rodovias no orçamento da União de 2018, sendo R$ 7,5 milhões da obra da Travessia Urbana
  • No RS, além de Santa Maria, o projeto retira verbas de outras três obras rodoviárias: ponte entre Itaqui e Uruguaiana, na BR-472, adequação em trecho da BR - 285, em São José dos Ausentes, na divisa com Santa Catarina e melhorias em trecho da BR-285, entre Erechim e Passo Fundo

Obra em jogo

  • Iniciada em 16 de dezembro de 2014, a obra da Travessia Urbana prevê a duplicação de um trecho de 14,5km, entre o trevo do Castelinho (BR-158) e a ponte do Arroio Taquara (BR-287, perto da Ulbra)
  • A obra prevê a construção de 19 viadutos e pontes, sendo que 2 viadutos e 2 pontes estão prontos. Outros 5 viadutos têm sua conclusão prevista para 2018
  • O orçamento federal deste ano prevê R$ 48 milhões para a Travessia, sendo que R$ 28 milhões já foram liberados, e o resto ainda não
  • Se forem cortados os R$ 7,5 milhões dos R$ 20 milhões ainda não liberados, sobrarão R$ 12,5 milhões para o restante do cronograma da obra previsto para todo este ano
  • Orçada em cerca de R$ 350 milhões, a Travessia Urbana deveria ter sido entregue no final de 2017, mas a expectativa, com os atrasos, é que fique pronta em 2020, dependendo do ritmo das obras. 60% de todo o projeto foi concluído até agora

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Votação da Consulta Popular é prorrogada até sexta-feira Anterior

Votação da Consulta Popular é prorrogada até sexta-feira

Próximo

Amanhã é o último dia para votar nas prioridades da Consulta Popular

Política